Educação a Distância - Instituto Paulo Freire
Ajuda com Buscar
 
 
Imagem de Equipe Pedagógica
Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Equipe Pedagógica - quinta, 13 setembro 2012, 16:53
 

Aqui vamos discutir sobre as possibilidades de trabalho para alcançarmos a escola idealizada por todos.

1) Poste como anexo o plano de ação que você desenvolveu. Pense em propostas do que pode ser feito para que consigamos concretizar a "Escola que queremos". (os arquivos devem ter no máximo 2Mb)

2) Leia os planos de ação publicados pelos colegas e dialogue sobre como todos podem trabalhar em conjunto para que os planos estejam interligados e alcancem um objetivo comum.

 
Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 21 setembro 2012, 18:03
 

Olá turma 2!

Parceiros (as) não esqueçam que podemos traçar bons diálogos sobre o plano de ação. Estou por aqui!

O que você considera mais importante em um plano de ação intertranscultural?!

Abraços planos!!

Rosana Pin

 

 

LEILA MOREIRA
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Leila Moreira - segunda, 24 setembro 2012, 00:28
 

Olá Pin!!! Olá a todos!!!

Creio na proposta de inserção da intertransculturalidade em EJA como link para o desenvolvimento de educandos pensantes, autônomos, críticos, protagonistas e, portanto cidadãos. Como interlocutores da dialogação (docente/discente) , da qual o novo formato da EJA paragominense tanto precisa, somos todos instigados a ler o mundo. Este deve ser um dos motivos pelo qual a educação necessite ser intersetorializada, intertranscultural, dentre outros.

Essa nossa relação com o mundo, se dá princípalmente porque somos falantes e por conseguinte de relações ilimitadas. Gostaria de citar Leonardo Boff e sua parábola A águia e a galinha, para nos trazer à memória algo símbólico, mas importantíssimo para nossa compreensão do mundo do outro e de outro mundo possível: primeiro, a galinha, enquanto instinto de ciscar e olhar para baixo; segundo, a águia diferentemente, possui instinto renovador e alça seu voo em direção ao sol, mas em contato com o instinto da galinha assimila tal comportamento até que alguém se ocupe, com obstinação, de ensiná-la novamente (devolver), suas atitudes natas. Assim, seu processo de renovação se reconstroi nas épocas propícias.

Por analogia, o sistema educativo  para jovens e adultos no Brasil, oportuniza um ensino aquém do que exige o IDH no mundo, diga-se que, alunos precisam apenas olhar para o solo e almejar a mera sobrevivência (comer). Se queremos recordá-los que são como águias e que devem reaprender o valor do voo em direção ao sol, - e valho-me do dito popular: "o sol nasce para todos" para me fazer compreender- das conquistas pessoais através da qualificação, do acesso à ações que eles próprios protagonizem e muito mais que isso, precisamos traçar um plano audacioso e urgente em que desalienemos nosso educando.

Encerro dizendo da minha crença numa educação que cuida do outro, que não oprime e que não negue o sonho. Que agrega valores e culturas, tanto para educandos quanto para educadores.

"O tu é parteiro do eu. (...) cuidar do outro é zelar para que esta dialogação, esta ação de diálogo eu-tu, seja libertadora, sinergética e construtora de aliança perene de paz e de amorização. (Boff, 1999: 139)

Assim, nosso plano de ação deve priorizar o diálogo com os educandos, com os docentes, com a Secretaria de Educação, com formadores, em que a cultura do outro seja desmitificada mesmo. Quando esta deixa de ser mito para mim, enquanto educadora, mostro-me mais sensível ao que sente e ao que pensa o outro.

Bom descanso, bom dia, boa semana a todos.

Abraços!!!

Leila Moreira

 

 

Quando queremos desenvolver certa postura precisamos defender uma ideologia que a fundamente. Quando esta torna-se obsoleta, não somos obrigados a mantê-la conosco.

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 27 setembro 2012, 11:47
 

Olá Leila!

Concordo que o nosso plano tenha que priorizar o diálogo como o nosso educando, afinal um plano de ação na perspectiva Freiriana é planejado "com" o educando. Quanto aos diálogos com a SE, esta importante parceira neste processo, são fundamentais, para ajustar do entendimento e viabilidades das novas propostas para as ações intertranscultural.

Vamos nos falando

Abraços

Imagem de Amadis Netto
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Amadis Netto - quinta, 27 setembro 2012, 23:11
 

Ai vai o plano de açao de arte.

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - segunda, 1 outubro 2012, 19:51
 

Olá Amadis!

Segue o retorno da atividade!

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Klissia Silva
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Klissia Silva - quarta, 26 setembro 2012, 10:44
 

Segue em anexo a proposta do plano de ação.

Imagem de Klissia Silva
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Klissia Silva - quarta, 26 setembro 2012, 10:44
 

Segue em anexo a proposta do plano de ação.

Imagem de Klissia Silva
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Klissia Silva - quarta, 26 setembro 2012, 10:44
 

Segue em anexo a proposta do plano de ação.

Imagem de Klissia Silva
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Klissia Silva - quarta, 26 setembro 2012, 10:44
 

Segue em anexo a proposta do plano de ação.

Imagem de Paula Nascimento
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Paula Nascimento - quarta, 26 setembro 2012, 23:51
 

Segue plano de ação em anexo.

Abraços a todos

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - terça, 2 outubro 2012, 18:19
 

Olá Paula!

Segue anexo meu retorno.

Abraços

Rosana Pin

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - terça, 2 outubro 2012, 17:28
 

Olá Klissia!

Segue o meu retorno!

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Nemarki Almeida
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Nemarki Almeida - quinta, 27 setembro 2012, 11:57
 

 

Segue anexo a proposta - plano de ação para a escola ideal.

Imagem de Maria Sousa
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Maria Sousa - quinta, 27 setembro 2012, 20:15
 

Segue em anexo - o plano de ação para a escola ideal

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 15:00
 

Olá Maria Sousa!

Segue o meu retorno

Abraços

Rosana Pin

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - terça, 2 outubro 2012, 18:34
 

Olá Nemarki!

Segue o meu retorno

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Valdinea Santos
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Valdinea Santos - quinta, 27 setembro 2012, 12:20
 

Segue em anexo Plano de Ação.

Imagem de Valdinea Santos
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Valdinea Santos - quinta, 27 setembro 2012, 22:17
 

Obs: Documento postado em anexo Plano de ação

Sub tema- Valores será trabalhado nos princípios de convivência. 

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sábado, 29 setembro 2012, 15:55
 

Oi!! Vladinea e todos da turma 2!
"Valores" é um tema transversal, que pode ser trabalho tanto nos princípios de convivência, como em todos os subtemas, por isto não pode se um subtema.

Abraços

Rosana Pin

 

 

Imagem de Jucilene Silva
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Jucilene Silva - sábado, 29 setembro 2012, 20:16
 

Olá! Boa noite a todos segue em anexo o quadro orientador do plano de ação, eixo: Globalização e novas tecnologias da Escola Municipal de Ensino Fundamental " Reginaldo Souza Lima".

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 4 outubro 2012, 17:24
 

Olá Jucilene!

Segue o meu retorno

Abraços

Rosana Pin

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 4 outubro 2012, 17:23
 

Olá Valdinéia!

Segue o meu retorno.

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Maria Borges
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Maria Borges - quinta, 27 setembro 2012, 13:11
 

Olá colegas

Boa Tarde!

Segue em anexo minha atividade plano de ação para a escola ideal

abraços,

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 4 outubro 2012, 17:27
 

Olá Maria Borges!!!

Segue o meu retorno!

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Hiane Marinho
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Hiane Marinho - quinta, 27 setembro 2012, 15:31
 
Aqui está o Plano de ação.
Imagem de Hiane Marinho
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Hiane Marinho - quinta, 27 setembro 2012, 15:31
 
Aqui está o Plano de ação.
Imagem de Ana Oliveira
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Ana Oliveira - quinta, 27 setembro 2012, 16:28
 

Oi, turma, segue em anexo o Plano de Ação.

Imagem de Ana Santos
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Ana Santos - quinta, 27 setembro 2012, 18:22
 

Olá turma, segue em anexo o plano de ação.

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 4 outubro 2012, 19:40
 

Olá Ana Santos!

Segue o meu retorno!

Abraços

Rosana Pin

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 4 outubro 2012, 17:59
 

Olá Ana Oliveira!

Segue o meu retorno

Abraços

Rosana Pin

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 4 outubro 2012, 17:45
 

Olá Hiane!!

Segue o meu retorno.

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Izabel  Brito
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Izabel Brito - quinta, 27 setembro 2012, 18:48
 

Segue em anexo o plano de ação.

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 11:20
 

Olá Izabel!

Segue o meu retorno

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Glaucilene Neves
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Glaucilene Neves - quinta, 27 setembro 2012, 19:20
 

mensagem em anexo

Imagem de Nilton Quadros
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Nilton Quadros - quinta, 27 setembro 2012, 21:45
Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 12:38
 

Olá Nilton!

Segue o meu retorno!

Abraços

Rosana Pin

LEILA MOREIRA
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Leila Moreira - sexta, 28 setembro 2012, 00:15
 

Oi Lene!

Magnífico seu plano de ação! Gostei de ver essa vontade de conectar logo a escola com a proposta da formação.Muito bom! Quanto a mim, preferi traçar um planinho para uma semana. Primeiro, pelo curtíssimo tempo que tivemos e segundo que os conteúdos selecionados também casam bem e ao mesmo tempo que exploro um dos gêneros, já posso solicitar que eles indiquem as diferenças. O bom  é que dá para fazer o mesmo entre Ciências e Geografia, nossos componentes curriculares da interface.

Abraços!!!

Leila Moreira

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 11:54
 

Olá Glaucilene

Segue o meu retorno.

Abraços

Rosana

Pin

Imagem de Marilene Rodrigues
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Marilene Rodrigues - quinta, 27 setembro 2012, 21:37
 

De acordo com o que foi pedido um plano de ação segue em anexo da escola Sônia Terzella da turma 3ª C

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 13:40
 

Olá Marilene!

Segue o meu retorno.

Abraços

Rosana Pin

Imagem de Kaitty Cardoso
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Kaitty Cardoso - quinta, 27 setembro 2012, 21:49
 

segue em anexo o plano de ação.

Imagem de Kássia Miranda
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Kássia Miranda - quinta, 27 setembro 2012, 22:05
 
Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 14:02
 

Olá Kaitty!

Segue o meu retorno.

Abraços Rosana Pin

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 16:56
 

Olá Kássia!

Segue o meu retorno

Abraços

Rosana pin

Imagem de Izabel  Brito
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Izabel Brito - quinta, 27 setembro 2012, 22:38
 

 Plano de ação- retificado!

Imagem de Cely Rayol
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Cely Rayol - quinta, 27 setembro 2012, 23:02
 

EMEF Belarmina Fernandes

Professora: Cely Rayol Gabriely

PLANO DE AÇAO

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 14:15
 

Olá Cely!

Segue o meu retorno

Abraços, Rosana Pin

Imagem de Ana Sousa
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Ana Sousa - quinta, 27 setembro 2012, 23:29
Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 28 setembro 2012, 17:32
 

Oi Ana!!
Você pode escolher "uma" turma para desenvolver as atividades da formação.
Abraços
Rosana Pin

 

 

 

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 14:22
 

Olá Ana Sousa!

Segue o meu retorno.

Abraços

Rosana Pin

LEILA MOREIRA
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Leila Moreira - quinta, 27 setembro 2012, 23:57
 

Olá Pin! Olá meus colegas!!

Vou postar meu pequeno plano de ação com esta reflexão:

"Ando a planejar porque tentei à bessa,

busco mais juízo porque improvisei demais.

Cada um constroi a sua trajetória,

cada ser em si revela o bom de se educar

e decidir...

construir os passos do amanhã,

construir a escola que é cidadã...

                               (Parodiada por Paulo R. Padilha)

 

Abraços a todos!!!!!!!!!!

Leila Moreira

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 28 setembro 2012, 16:09
 

Oi Leila e todos (as) da turma 2!!
Adorei o trecho da paródia que nos deixou!
Planejar é sempre o caminho mais curto
Abraços Libertadores
Rosana Pin

 

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - sexta, 5 outubro 2012, 14:45
 

Olá Leila!

Segue o meu retorno!

Rosana Pin

Rosana Pin
Re: Círculo: plano de ação para a escola ideal
por Rosana Pin - quinta, 1 novembro 2012, 14:43
 

Olá Turma 2!!

 

Estamos aqui para o fechamento de mais um módulo.

 

O módulo 9 teve como objetivo pensar um plano de ação que colocasse em prática os elementos essenciais que constroem o Currículo Intertranscultural. Para tanto tivemos como apoio os registros das atividades anteriores, sendo que o módulo 7 e 8 foram os que mais contribuíram para esta construção.

 

O que se pode perceber é que, ao pararmos para planejar uma ação, nos valemos das reflexões acerca do que ficou mais marcante na formação e redimensionamos nossa prática. O que mais se destacou foi que – após a formação presencial de agosto – ficou entendido que o subtema é o que foi apresentado conforme a necessidade da turma no círculo de cultura dos educandos.

 

Esta turma trouxe para a reflexão no círculo “plano de ação para a escola ideal” a importância de dialogar com o educando e os outros setores envolvidos com a educação escolar:

 

Nosso plano de ação deve priorizar o diálogo com os educandos, com os docentes, com a Secretaria de Educação, com formadores, em que a cultura do outro seja desmistificada mesmo. Quando esta deixa de ser mito para mim, enquanto educadora, mostro-me mais sensível ao que sente e ao que pensa o outro.” (Leila)

 

Sem dúvida, uma escola não é um sistema isolado e sem comunicação. Muito pelo contrário. Por isto, tanto educando como os outros setores envolvidos com a educação escolar precisam estar em sintonia com a realidade local, para que as intervenções na realidade sejam transformadoras e críticas e a escola cumpra seu papel social. E, conforme nos aponta o autor Padilha no texto de base para este módulo:

Pensando nas relações entre administração e educação, a professora Maria Cecília Sanchez Teixeira afirma que “existe um certo paralelismo entre a administração e a pedagogia na medida em que tanto as teorias pedagógicas como as administrativas fundamentam-se nos mesmos pressupostos, ou seja, na mesma concepção de homem, de sociedade e de organização” (Teixeira, 1987:75).

PADILHA, P.R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola/ São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2007 - (Guia da Escola cidadã; v. 7).

 

Neste contexto, o módulo 9 com foco no plano de ação nos levou a refletir que para se elaborar uma ação – seja ela qual for – na sala de aula ou em um projeto eco político pedagógico não só as áreas do conhecimento entram com ações Intertransdisciplinares como as questões subjetivas, sociais e institucionais atuam para um plano coerente com uma educação integral dos educandos.

Vamos nos falando.

Abraços, Rosana Pin.

Saltar

logomarca Formação EJA Paragominas

Saltar Dica de navegação

Dica de navegação

Para retornar mais rapidamente à página principal desta formação, clique no título do curso que aparece acima desta dica (e abaixo do cabeçalho).

Saltar Espaços permanentesSaltar Tutoriais (Como funciona)Saltar Ajuda

Ajuda

Dúvidas ou problemas técnicos? Envie e-mail para: suporteead@unifreire.org

Para se comunicar com a coordenação desta formação: secretariaead@unifreire.org

Obs.: Resposta em até 24hs (de 2ª a 6ª feira)

Saltar Navegação